Objetivo Geral
• Formar profissionais aptos para atuar com competência e habilidade na área de psicopedagogia clínico institucional, diagnosticando e intervindo nas dificuldades de aprendizagem de crianças, jovens e adultos em espaços escolares e não escolares.
Objetivos Específicos
• Habilitar o Psicopedagogo para a Consultoria e o Assessoramento em diferentes contextos relacionados ao processo de aprendizagem, como escolas, empresas e hospitais, mediante o domínio teórico e prático dos conteúdos específicos da área da psicopedagogia;
• Permitir ao psicopedagogo conhecer e diagnosticar as dificuldades de aprendizagem, juntamente com suas causas, sintomas e tratamentos, a fim de atuar precisamente no tratamento dos problemas detectados;
• Capacitar o psicopedagogo na construção de planos de intervenção psicopedagógica, mediante a avaliação do histórico familiar e sócio educacional do indivíduo;
• Propiciar o domínio teórico e prático dos conteúdos específicos da área da psicopedagogia, de modo a permitir ao psicopedagogo uma atuação mais eficiente e eficaz diante dos problemas ligados aos diferentes contextos de aprendizagem;
• Refletir sobre a importância de uma postura ética, comprometida e responsável do psicopedagogo em relação aos seus pacientes e familiares.
O curso destina-se a profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Medicina e áreas afins.
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA
(horas) |
EMENTA |
Metodologia do Trabalho Científico |
20 |
Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico. |
Fundamentos da Psicopedagogia |
20 |
Bases teóricas da Psicopedagogia. Processo Histórico da psicopedagogia no Brasil. Objeto de estudo. Campo de Atuação Clínico e Institucional. |
Neuropsicopedagogia |
20 |
O sistema nervoso e os órgãos dos sentidos (anatomia/fisiologia). Centros nervosos da aprendizagem e da memória. Centros nervosos da comunicação verbal e escrita. Prontidão para a aprendizagem. Normalidade e anormalidade psíquica. Desenvolvimento somático-psíquico na infância e na adolescência. |
Psicomotricidade e distúrbios psicomotores |
20 |
A Psicomotricidade, conceito e áreas de atuação. O Desenvolvimento Motor e as áreas da Psicomotricidade. Distúrbios Psicomotores. Taxonomia Motora aplicada a crianças de 02 a 06 anos. Evolução Psicomotora dos 03 aos 06 anos. Educação Psicomotora na idade Pré-Escolar. Atividades e exercícios psicomotores. O Exame Psicomotor. |
Psicopedagogia Institucional – Diferentes Contextos – Escola e Família |
40 |
Conceito da psicopedagogia nos diferentes contextos, escola e família. Novos modelos e arranjos familiares. Atuação prática no desenvolvimento educacional do indivíduo e o envolvimento familiar. Metodologias de trabalho dentro do processo educacional. Identificação coletiva dos problemas sociais educacionais. Distúrbios psicomotores |
Psicologia da Aprendizagem e Distúrbios da Aprendizagem |
40 |
A importância da aprendizagem na vida humana. Definindo aprendizagem. Processos características da aprendizagem. Elementos fundamentais da aprendizagem. Linhas teóricas de interpretação da aprendizagem. Distúrbios da Aprendizagem. |
Diagnósticos e Intervenções Institucionais |
40 |
O diagnóstico psicopedagógico: Definição, sujeitos e sistemas envolvidos no diagnóstico psicopedagógico (a escola, o professor, o aluno, a família, o psicopedagogo); Levantamento de dados e formulação do diagnóstico; Planejamento e intervenção psicopedagógica; A queixa da Professora; Fracasso Escolar: Diferença entre fracasso escolar e problema de aprendizagem, Intervir ou interferir? Intervenção psicopedagógica na escola; A objetividade e a subjetividade na formação de educadores e psicopedagogos; Análise e avaliação do estágio psicopedagógico institucional. |
Instrumentos de Avaliação, Diagnósticos e Intervenções Psicopedagógicas nas Dificuldades de Aprendizagem. |
40 |
Conceito de aprendizagem. Visão geral das teorias da aprendizagem. Introdução ao estudo dos problemas de aprendizagem. Identificação, análise e diagnóstico de problemas de aprendizagem. Diferentes aspectos de intervenção. Elaboração e avaliação de plano de intervenção. |
Didática e Metodologia do Ensino Superior |
20 |
Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar (ENSINAGEM). |
Estágio Supervisionado em Clínica Psicopedagógica |
60 |
Observação exploratória da realidade. Escolha do campo de estágio que somente poderá ser desenvolvido na escola. Elaboração de um projeto de atendimento a crianças com dificuldades de aprendizagem ou com necessidades especiais, visando uma avaliação, um diagnóstico e uma proposta de intervenção terapêutica. Este trabalho poderá ser desenvolvido individualmente ou em dupla. Relatório completo com a exposição descritiva do atendimento ou estudo de caso. Realização da supervisão e da elaboração do relatório de estágio Clínico. |
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional |
40 |
Visão geral e sensibilização para os problemas da área institucional. Busca de soluções na perspectiva institucional. Aplicação e prática de avaliação diagnóstica e intervenção institucional. Planos e projetos institucionais. Realização da supervisão e da elaboração do relatório de estágio Institucional. |
Trabalho de Conclusão de Curso |
- |
O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso. |
Total |
360 |
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