Carga horária 360 horas
Periodicidade Todas as sextas-feiras ou SAB e DOM 1 vez ao mês
Horário Sextas-feiras: das 18h às 22h OU Sábado e Domingo: 08h às 12h e das 13h às 18h
Local FSLF – Unidade Getúlio Vargas (Rua Laranjeiras, 1838)
10% de desconto para pagamentos efetuados até a data do vencimento. Descontos especiais para egressos do grupo Tiradentes e de empresas conveniadas.
Objetivo Geral • Formar profissionais aptos para atuar com competência e habilidade na área de psicopedagogia clínico institucional, diagnosticando e intervindo nas dificuldades de aprendizagem de crianças, jovens e adultos em espaços escolares e não escolares.   Objetivos Específicos • Habilitar o Psicopedagogo para a Consultoria e o Assessoramento em diferentes contextos relacionados ao processo de aprendizagem, como escolas, empresas e hospitais, mediante o domínio teórico e prático dos conteúdos específicos da área da psicopedagogia; • Permitir ao psicopedagogo conhecer e diagnosticar as dificuldades de aprendizagem, juntamente com suas causas, sintomas e tratamentos, a fim de atuar precisamente no tratamento dos problemas detectados; • Capacitar o psicopedagogo na construção de planos de intervenção psicopedagógica, mediante a avaliação do histórico familiar e sócio educacional do indivíduo; • Propiciar o domínio teórico e prático dos conteúdos específicos da área da psicopedagogia, de modo a permitir ao psicopedagogo uma atuação mais eficiente e eficaz diante dos problemas ligados aos diferentes contextos de aprendizagem; • Refletir sobre a importância de uma postura ética, comprometida e responsável do psicopedagogo em relação aos seus pacientes e familiares.
O curso destina-se a profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Medicina e áreas afins.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
Metodologia do Trabalho Científico 20 Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico.
Fundamentos da Psicopedagogia 20 Bases teóricas da Psicopedagogia. Processo Histórico da psicopedagogia no Brasil. Objeto de estudo. Campo de Atuação Clínico e Institucional.
Neuropsicopedagogia 20 O sistema nervoso e os órgãos dos sentidos (anatomia/fisiologia). Centros nervosos da aprendizagem e da memória. Centros nervosos da comunicação verbal e escrita. Prontidão para a aprendizagem. Normalidade e anormalidade psíquica. Desenvolvimento somático-psíquico na infância e na adolescência.
Psicomotricidade e distúrbios psicomotores 20 A Psicomotricidade, conceito e áreas de atuação. O Desenvolvimento Motor e as áreas da Psicomotricidade. Distúrbios Psicomotores. Taxonomia Motora aplicada a crianças de 02 a 06 anos. Evolução Psicomotora dos 03 aos 06 anos. Educação Psicomotora na idade Pré-Escolar. Atividades e exercícios psicomotores. O Exame Psicomotor.
Psicopedagogia Institucional – Diferentes Contextos – Escola e Família 40 Conceito da psicopedagogia nos diferentes contextos, escola e família. Novos modelos e arranjos familiares. Atuação prática no desenvolvimento educacional do indivíduo e o envolvimento familiar. Metodologias de trabalho dentro do processo educacional. Identificação coletiva dos problemas sociais educacionais. Distúrbios psicomotores
Psicologia da Aprendizagem e Distúrbios da Aprendizagem 40 A importância da aprendizagem na vida humana. Definindo aprendizagem. Processos características da aprendizagem. Elementos fundamentais da aprendizagem. Linhas teóricas de interpretação da aprendizagem. Distúrbios da Aprendizagem.
Diagnósticos e Intervenções Institucionais 40 O diagnóstico psicopedagógico: Definição, sujeitos e sistemas envolvidos no diagnóstico psicopedagógico (a escola, o professor, o aluno, a família, o psicopedagogo); Levantamento de dados e formulação do diagnóstico; Planejamento e intervenção psicopedagógica; A queixa da Professora; Fracasso Escolar: Diferença entre fracasso escolar e problema de aprendizagem, Intervir ou interferir? Intervenção psicopedagógica na escola; A objetividade e a subjetividade na formação de educadores e psicopedagogos; Análise e avaliação do estágio psicopedagógico institucional.
Instrumentos de Avaliação, Diagnósticos e Intervenções Psicopedagógicas nas Dificuldades de Aprendizagem. 40 Conceito de aprendizagem. Visão geral das teorias da aprendizagem. Introdução ao estudo dos problemas de aprendizagem. Identificação, análise e diagnóstico de problemas de aprendizagem. Diferentes aspectos de intervenção. Elaboração e avaliação de plano de intervenção.
Didática e Metodologia do Ensino Superior 20 Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar (ENSINAGEM).
Estágio Supervisionado em Clínica Psicopedagógica 60 Observação exploratória da realidade. Escolha do campo de estágio que somente poderá ser desenvolvido na escola. Elaboração de um projeto de atendimento a crianças com dificuldades de aprendizagem ou com necessidades especiais, visando uma avaliação, um diagnóstico e uma proposta de intervenção terapêutica. Este trabalho poderá ser desenvolvido individualmente ou em dupla. Relatório completo com a exposição descritiva do atendimento ou estudo de caso. Realização da supervisão e da elaboração do relatório de estágio Clínico.
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional 40 Visão geral e sensibilização para os problemas da área institucional. Busca de soluções na perspectiva institucional. Aplicação e prática de avaliação diagnóstica e intervenção institucional. Planos e projetos institucionais. Realização da supervisão e da elaboração do relatório de estágio Institucional.
Trabalho de Conclusão de Curso - O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso.
Total 360